Por que conhecer a China?
“Aquele que retorna de uma viagem não é mais o mesmo que partiu.” – Provérbio Chinês
Embora muitos escritores ocidentais adoram utilizar a metáfora do gigante adormecido que acordou de um sono profundo para descrever o novo estágio sócio-econômico alcançado pela China, se você vem acompanhando os noticiários econômicos você diferentemente sabe que o gigante não apenas acordou, mas já tomou o seu café da manhã e está nas ruas buzinando no trânsito e tentando chegar ao seu local de trabalho.
Metáforas a parte a China Moderna vêm demonstrando por meio das altas taxas de crescimentos anuais de sua economia que já é uma potência global e que juntamente com as demais economias emergentes moldará as dinâmicas das economias de mercado neste novo milênio.
A China é um país de contrastes, dividido entre a sua história e cultura milenares, a ruralidade (que ainda caracteriza o interior do país) e os grandes centros urbanos e industriais, que vivem à vertiginosa velocidade do presente. Um país que, por todas as razões, vale a pena conhecer melhor.
Considerada uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, a China aparece desde cedo na história das civilizações humanas a organizar-se enquanto Nação, desde o século XVI a.C. em diante, (ainda que a identidade nacional chinesa seja complexa), demonstrando um pioneirismo notável em áreas como a arte e a ciência, ultrapassando largamente, na altura, o resto do mundo.
Sua cultura é vasta e riquíssima, construída ao longo de mais de 4.000 anos. Na cultura chinesa, os valores tradicionais derivaram da versão ortodoxa do confucionismo, o sistema filosófico criado pelo influente pensador/sábio chinês – Confúcio. Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. A cortesia, a sabedoria moral, a retidão, a integridade e a honradez são ainda características muito presentes no povo chinês.
Uma nação de Superlativos
A China é a nação mais superpopulosa do mundo, com mais de 1,3 bilhões de habitantes oficialmente (podendo chegar a 1,5 bilhões segundo algumas estimativas). Aproximadamente 01 a cada 05 habitantes da terra vive na China.
A China possui 121 cidades com uma população com mais de 05 milhões de habitantes. Ainda conta com 150 cidades com mais de um 01 milhão de habitantes.
A China é a economia com o taxa de crescimento mais acelerada do mundo, alcançando a taxa de crescimento de 9,5% ou mais por 28 anos consecutivos.
No segundo trimestre de 2010 a China ultrapassou o Japão como a segunda maior economia do mundo (mais rápido do que muitos economistas haviam previsto).
Mais de 40% dos trabalhadores em escritórios na China trabalham mais de 10 horas extras por semana e 7% de toda a população trabalham por 60 horas semanais.
A China possui maior reserva cambial do mundo.
China atualmente exporta mais de um 01 trilhão de dólares em mercadorias e em breve contabilizará 50% de todo comércio mundial.
3/4 de todos os guindastes de construções do mundo estão na China.
Segundo estimativa chinesa 200 milhões de migrantes deixaram os campos por trabalhos em centros urbanos representando a maior migração humana da história.
A China possui o maior exército do mundo à sua disposição.
China atingiu o recorde mundial em número de celulares: cerca de 800 milhões de aparelhos ativos e crescendo rapidamente.
Atualmente a China é o segundo maior mercado global de computadores. Em 2010 a China ultrapassou os USA se tornando o maior mercado mundial de carros.
“Não ouça o que eles dizem a respeito. Vá ver por si próprio.” – Provérbio Chinês
Mas se prepare para a quebra de vários preconceitos. É fácil obter uma imagem imprecisa sobre a China a partir “do que eles dizem”. E de fato se olharmos com olhos ocidentais munidos da imprensa negativa existente, apenas seremos capazes de ver: repressão do governo, terremotos, corrupção, comidas envenenadas para cachorros e muita, muita poluição. Ou seja, são fragmentos de mídias que apenas nos oferecem uma visão nebulosa e distorcida sobre esta singular Nação.
Para aqueles que se dispõem a compreender o que é a China Moderna, é preciso deixar os preconceitos de lado e realmente mergulhar de cabeça em uma das civilizações mais fascinantes do mundo.
Deixe seu comentário |