Status e hierarquia (ou “Respeite a minha autoridade!”)
Confúcio estava interessado principalmente em como garantir a ordem e a harmonia na sociedade. Ele acreditava que a sociedade estaria em constante harmonia com o universo se todos compreendessem sua posição social e se lhes fossem ensinados os comportamentos adequados apropriados para cada posição. Desta forma, a ordem social estaria sempre ameaçada quando as pessoas não agissem de acordo com seus papéis prescritos.
Se ele tivesse um slogan seria: “Um lugar para todos e cada um no seu lugar”.
Esta hierarquia criou um sistema de relações interdependentes, uma estrutura na qual o nível mais baixo deve obediência ao nível mais superior, o qual se estende desde o círculo familiar até o nacional. Como resultado, a cultural chinesa tende a dar uma quantidade considerável de reverência a autoridade e a idade.
Pensando sobre as relações humanas que compõem esta ordem, Confúcio propõe cinco relações básicas ou elementares: Governante e Súdito, Pai e Filho, Irmão mais velho e irmãos mais novos, Marido e Esposa e entre amigos. Assim o Súdito deve obediência e respeito ao Governante, o Filho deve obediência e respeito ao Pai, os irmãos mais novos devem respeitar ao mais velho, a Esposa deve obediência e respeito ao Marido e a única relação horizontal ou igualitária estaria entre os amigos.
Em certo sentido a ética confuciana é igualitária, mas não no sentido ocidental onde todos são iguais e possuem as mesmas oportunidades. A igualdade confucionista encontra limite dentro de uma determinada posição social.
Embora a China Moderna tenha mudado estes papéis estreitamente definidos, o chinês ainda hoje os utiliza para pensar em termos de hierarquia. Eles tendem a respeitar a hierarquia e as diferenças de status muito mais que os ocidentais, que tendem a ser mais igualitária e universal em relação aos outros. Os ocidentais tendem a valorizar as pessoas que tratam a todos com igual respeito, independente de sua posição sócio-econômica. Como exemplo, valorizamos em nossa cultura o figurão CEO de uma empresa que conversa com respeito todas as manhãs com o porteiro da empresa e o trata pelo primeiro nome. Você não encontrará isto na China.
Neste sentido, eles respeitam muito a cadeia de comando. Se por exemplo, você está em viagem pela China e possui uma queixa legítima por ter sido tratado injustamente, sua melhor escolha é apelar para a pessoa com o cargo mais alto da cadeia.
Deixe seu comentário |