Uma melhor apreciação sobre o conceito da face poderá ajudar significativamente os visitantes a compreenderem a China. Por exemplo, os estrangeiros muitas vezes percebem que os funcionários chineses não medem esforços para se afastar deles. Muitos atribuem a eles certa vergonha excessiva ou apenas a dificuldade para falar inglês. Isto não é tudo. Para o chinês comum, conversar com um estrangeiro é assustador, pois há um grande potencial de parecer incompetente e perder a face (especialmente na frente dos outros funcionários ou de seu chefe).

Mesmo que esteja em seu próprio país, muitos chineses acreditam que o pressuposto básico para falar com um estrangeiro é saber falar fluentemente em inglês (em vez do contrário). Ou mesmo que eles sejam capazes, há o temor que seu inglês não possa ser compreendido, corrigido ou mesmo que riam (pior ainda quando fazem parte de grandes empresas e que o inglês é pré-requisito para execução do trabalho). Em geral os chineses evitam situações em que outras pessoas possam vê-los cometendo “erros” (como a pronúncia incorreta).

Enquanto os chineses pressupõem que seus compatriotas saibam as regras básicas que regem a face, eles não sabem qual será a reação de um estrangeiro potencialmente imprevisível e emocional. Para melhor ou para pior, os chineses acreditam que os ocidentais podem facilmente perder a calma e colocar toda a situação a perder pelo detalhe mais irrelevante. Muitos podem ter testemunhado ou experimentado incidentes passados em que o estrangeiro ocidental explodiu de raiva (levando a uma perda de face para todas as partes envolvidas).

Do mesmo jeito um chinês comum pode se sentir apreensivo ao ser abordado por um estrangeiro na rua (para pedir informações, tirar uma foto ou até para puxar conversa). Nestas situações não aja como um estrangeiro estressado e prestes a explodir. Aumente o nível de conforto deles – fale baixo, devagar e não fale demais.

Dicas para promover o ganho de face

– Sempre que houver oportunidade elogie alguém publicamente (principalmente na frente dos mais velhos ou de seus patrões).

– Dê notas altas nos formulários de avaliação dos clientes (os chineses são generosos, especialmente ao dar opiniões aos seus professores).

– Convide alguém para uma refeição ou um banquete mais caro (a mais comum técnica para promover o ganho de face que fazem as empresas e a sociedade chinesa funcionar).

– Ofereça elogios sinceros e demonstre que você está apreciando a forma como está sendo tratado.

– Dê um presente caro, especialmente um presente importado.

 

 Situações para evitar a perda de face

– Criticar abertamente, desafiando, discordando ou negar algo prontamente a alguém.

– Chamar alguém de mentiroso.

– Não mostrar deferência adequada aos mais velhos ou superiores.

– Recusar um convite com um não firme (em vez disto eles costumam dizer “talvez”, “sim, talvez”, “vamos fazer o possível”, “vamos pensar / vamos falar sobre isto mais tarde”)

– Chegar atrasado e dar um desculpa esfarrapada (demonstra que você não os respeita ou os leva a sério).

– Interromper alguém enquanto estão falando.

– Se mostrar irritado com alguém – provocando a perda mútua de faces.

– Apontar alguém como incompetente ou que não tem conhecimento (como não ser capaz de falar inglês fluentemente).