A arte de pechinchar: estratégias, dicas e armadilhas
Como regra geral não espere pechinchar nas grandes cadeias de lojas corporativas ou lojas de departamentos – os funcionários não tem autonomia nem incentivo para dar descontos. Além disto a menos que você esteja com um grande número de pessoas e o restaurante esteja vazio, não adianta tentar descontos nos restaurantes.
Pechinche ao comprar qualquer mercadoria (roupas, presentes, artes, etc.) se o estabelecimento for uma empresa independente. Às vezes estas lojas já possuem uma placa informando: “Todos os preços são definitivos” ou “Preço com desconto” mas nem sempre é verdade (a menos que o mercado esteja em pleno boom, eles preferem fazer algum dinheiro que fazer dinheiro nenhum). No entanto, algumas lojas defendem seus preços e não dar nenhuma margem para descontos (normalmente produtos com preços muito baixos).
Hotéis: sempre vale a pena obter uma tarifa inferior. Dependendo de sua taxa de ocupação, em algumas situações você consegue obter descontos mesmo em grandes cadeias de hotéis corporativos (comprometendo-se a ficar hospedado durante várias noites).
O mito do estrangeiro rico e ignorante
Embora muitos não prefiram e não gostem de pechinchar e sejam perfeitamente livres para gastar o seu dinheiro da forma como quiserem, esta atitude é uma verdadeira ruína para o resto dos viajantes, pois acaba perpetuando o mito do estrangeiro rico e ignorante. Bom ou ruim, muitos chineses tem uma percepção dos ocidentais como sendo excessivamente ingênuos, especialmente quando se trata de negociar.
E com boa razão – o Laowai que prefere pagar o preço pedido torna-se material para muitos mitos sobre os estrangeiros.
Quanto a se sentir culpado por pechinchar, não se sinta. Sempre existirá uma faixa de preço que será bom para ambas as partes. Se um vendedor concorda com um preço sem sombra de dúvidas que ele estará realizando algum tipo de lucro. E por que se sentir culpado? Se estamos visitando o país e diretamente injetando dinheiro na comunidade, comprando vários produtos, hospedando em hotéis, comendo em restaurantes. Melhor doar o dinheiro para alguma caridade do que deixar de pechinchar.
Deixe seu comentário |