Free MoneyAcreditamos que a razão para muitos turistas caírem em golpes seja na China ou em qualquer outro país seja o fato de baixarem a guarda. Como dissemos anteriormente devido às duras penalidades e sanções impostas pelo governo isto evita e inibe consideravelmente a criminalidade. No entanto há uma grande diferença entre cometer literalmente um crime e dar golpes em turistas.

Os golpistas e fraudadores mais astutos sempre operam em uma zona cinzenta da lei em que a única prova contra eles é a sua palavra contra a deles. Em outras palavras muitos golpes há uma relação de recompensa para o alto risco da ação. Na maioria dos casos a polícia é acionada, mas não pode fazer nada pela inexistência de provas, o que torna aquele delito apesar de imoral quase legal.

A polícia chinesa fica em alguns casos perplexa pela forma como os estrangeiros são tão facilmente enganados. Os vigaristas (que falam inglês) adoram os turistas estrangeiros por algumas razões: (1) geralmente carregam mais dinheiro; (2) geralmente ficam felizes em conseguir estabelecer uma conversa com um desconhecido (eles sabem que os ocidentais são condicionados a não ser rudes quando abordados). Em contraste, os chineses demoram muito mais tempo para confiar em estranhos e muitas vezes ignoram qualquer um que se aproxime deles nas ruas. E são muito mais experientes contra os golpes comuns praticados; (3) Sabem que os turistas estão menos propensos a acionar a polícia devido a língua e restrições de tempo. E se tratando de tempo muitos turistas preferem assumir o prejuízo como uma irrecuperável lição aprendida.

Não pense que você seja muito experiente para não ser enganado. Estes golpes são bastante sofisticados e continuam a ser grandes armadilhas, mesmo para os viajantes mais experientes. Conhecimento é poder assim passe para outros viajantes.