Guanxi o óleo que mantém a China em funcionamento
“Não é o que você conhece, mas quem você conhece”
Não existe nenhum lugar neste planeta em que esta frase pode ser melhor aplicada do que na China. E para demonstrar a importância de tal prática social na sociedade chinesa basta perguntar a qualquer chinês o significado da palavra Guanxi.
Geralmente traduzido como “rede de relações” ou “conexões sociais”, o Guanxi é o instrumento para se conseguir fazer qualquer coisa dentro da China. Os chineses acreditam firmemente que um bom guanxi é capaz de superar a inteligência, a riqueza, o talento e até mesmo a prosperidade. Neste sentido se você não possui um bom guanxi, provavelmente você terá uma tarefa bastante árdua pela frente para conseguir seus objetivos dentro do território chinês. Ou em termos mais práticos, sem um bom guanxi seus concorrentes poderão simplesmente bloquear o seu caminho das formas mais variadas possíveis.
É público e notório que para exercer qualquer atividade dentro do território chinês, você terá que ter o conhecimento necessário para driblar a vasta rede burocrática do Estado chinês – entre eles, funcionários públicos, agências governamentais e empresas estatais. Por outro lado, o Guanxi não se resume a estratégias para se manter à frente no mundo dos negócios ou da política, mas muito mais que isto, é como tudo é feito na China – ou seja desde a tarefa de se encontrar um bom cônjuge, um bom emprego ou até um bom local para se morar.
Para o bem ou para o mal, em outras palavras Guanxi é considerado o óleo que mantém o engrenagens do comércio, da política e da sociedade chinesa em pleno funcionamento.
Uma rede de interdependências
Basicamente, o guanxi é um sistema de obrigação mútuas caracterizado por uma rede relações de interdependências mútuas. Colocando de forma simples é como se fosse aquele ditado que uma “mão lava a outra e duas lavam o rosto”.
Profundamente arraigado na cultura chinesa há milênios, esta intricada teia geralmente é constituída de familiares, parentes, ex-colegas, colegas de trabalho, membros de organizações, comunidade e até aqueles que você conhece através de seus contatos.
Mas não se resume apenas sobre a sua própria influência sobre seus contatos, pois os relacionamentos são nutridos através de favores recíprocos, o que significa dizer que o ganxi abrange também as suas obrigações pessoais ou dívidas socias com todo o seu grupo. Desta forma não se trata apenas de quem você conhece. Trata-se ainda da forma como os outros vêem suas obrigações para com você.
Cada chinês mantém uma espécie de calculadora mental que se lembra de todos os favores prestados, assim como suas dívidas acumuladas. Culturalmente estes relacionamentos são na maioria das vezes de longo prazo, ou mesmo ao longo de uma vida inteira. Você pode perder contato com alguém durante anos a fio, ou mesmo décadas depois de ter sido favorecido com um favor que a pessoa ainda se lembrará de te pedir um favor em contrapartida.
A transgressão a este sistema, ou seja, a não retribuição de um favor em contrapartida, constitui-se numa grande ofensa moral, quase uma pecado capital aos olhos dos chineses. Aqueles que adquirem uma má reputação são rapidamente eliminados para “fora da ilha”, e não importa o quão poderoso seja a constituição de seu guanxi, tudo que ele conseguiu construir ao longo de uma vida evapora-se rapidamente.
Deixe seu comentário |