A importância da escolaridade na China
Outra grande influência do confucionismo na sociedade chinesa refere-se à educação e a forma de acesso ao ensino – as bolsas. Já é público e notório que os chineses bem como outros povos asiáticos permanecem mais tempo nas salas de aulas em contraposição aos estudantes ocidentais.
Sem entrar no mérito dos pró ou contras, tal diligência na sala de aula origina-se da forte ênfase que Confúcio deu às bolsas de estudo. Este aspecto do confucionismo é ainda muito forte em toda a China assim como em outros países que sofreram alguma influência tais como Coréia do Sul, Japão, Taiwan e Cingapura.
Embora o confucionismo tenha criado o Sistema Imperial de Exames por volta de605 A.C., tal sistema em sua essência influenciou massivamente os modernos serviços civis adotados ainda hoje pelos países do primeiro mundo. Ainda que tenha sofrido várias adaptações pelas dinastias ao longo dos tempos. O sistema de exames foi bastante significativo na medida em que era a única forma em que um cidadão (do sexo masculino) poderia ascender socialmente.
Confúcio ao elaborar o sistema quis substituir as regras da hereditariedade típico da aristocracia por uma base de estudos e aprendizados (a meritocracia). As séries de exames eram conhecidas por ser bastante extensas e cansativas com um grande foco na memorização da escrita de Confúcio e nas obras clássicas da literatura. Mas se o indivíduo estudasse bastante e passasse, garantia um posto como funcionário do governo levando prosperidade e grande respeito à sua família.
Mas como tudo na China, existia a possibilidade de contornar o sistema por meio de um guanxi correto. Ao longo da história chinesa – e ainda hoje – os ricos e poderosos poderiam encontrar maneiras para entrar pela porta dos fundos. Por exemplo, hoje é comumente aceito que os pais bem relacionados podem enviar seus filhos para as universidades de melhor prestígio independente de suas notas (o que não é uma exclusividade da China).
Com um número limitado de vagas das melhores universidades e mais de um milhão de pessoas, você pode imaginar a relação de candidatos/vagas e o quanto a competição é insana. A vida de estudante na China realmente não é nada fácil.
Deixe seu comentário |