Vendedor Hong KongNão se sinta envergonhado ou culpado por barganhar. Faz parte da cultura deles e estão completamente na expectativa de clientes – chineses ou estrangeiros – para conduzir difíceis negociações.

– Comerciantes são vendedores profissionais – eles negociam com toneladas de clientes todos os dias. Negociar é uma segunda natureza para eles (ao contrário da maioria dos ocidentais). Portanto não se dê muito trabalho caso você acabe pagando mais o que o preço para os chineses. Mas seguindo tais dicas pelo menos você não será um idiota total.

– Não compre por impulso, a menos que você esteja pressionado pelo tempo e você ache que não encontrará tempo para encontrar um produto similar. Parece óbvio, mas sempre faça uma comparação entre as lojas e tome nota mentalmente para ter uma noção do valor do produto.

– Não deixe que eles te ancorem com o primeiro preço deles. Lojas adoram utilizar o truque psicológico da ancoragem, começando com um grosseiramente inflado a fim de enganar os clientes a pensar que eles estão negociando após algumas pechinchas. Por exemplo, se o menor preço é Y50, eles vão começar com Y200. Se cair nesta você vai acabar saindo todo orgulhoso de si porque conseguiu levar o produto por Y150.

– Antes de começar a negociar tenha mentalmente um preço máximo. Caso contrário é muito fácil se envolver emocionalmente e acabar lamentando uma compra.

– Procure não demonstrar interesse pelo produto. Mesmo que não compreendam tudo que está dizendo, eles estão vendo suas reações. Não sopre suas intenções de compras para o vendedor. Por exemplo: “Mas isto ficaria perfeito na sala de casa. Não posso sair daqui sem comprá-lo.” Em vez disto adote uma postura do tipo “Quero mas nem tanto”.

Barganha

– Não leve nada para o lado pessoal. Eles também estão encarando-a como apenas uma transação comercial e desprovidos de emoção. Às vezes eles fazem uma grande cena com a sua contra-oferta se sentindo ofendidos – não se sinta mal, faz parte do jogo – Odeie o jogo não o jogador.

– Melhore sua argumentação para diminuir o preço. Aponte eventuais defeitos de fabricação ou o quão barata outro vendedor estava oferecendo o mesmo produto. Se você está realizando uma grande compra, pergunte se existe algum produto com preço inferior para te oferecer como brinde.

– Coloque tudo em perspectiva. Quanto de seu tempo e energia você está gastando para economizar alguns dólares? Quanto você gasta em sua casa apenas com comida e bebida? E pense um pouco mais sobre o que aqueles poucos dólares significam para outras pessoas e suas famílias?