Durante sua visita à China
O site da Air China oferece importantes dicas e cuidados que poderão te auxiliar durante sua visita à China. O artigo integral pode ser acessado aqui. Confira abaixo as principais dicas que selecionamos:
- No aeroporto, siga as indicações para a imigração e dirija-se à porta de entrada de apropriada para estrangeiros. O responsável pela imigração inspecionará o seu passaporte, o visto e recolherá o seu cartão de entrada. Uma vez que os documentos foram carimbados com a autorização de entrada, você poderá entrar na China.
- Junto com o passaporte e visto adequados, só será possível viajar a lugares que estejam abertos para turistas. Desde março de 1996 a China abriu 1.220 cidades e províncias a visitantes estrangeiros. Não é permitido entrar em áreas não abertas aos turistas. Os infratores serão penalizados de acordo com a lei.
- Para realizar negócios em áreas não abertas a estrangeiros, é necessário dirigir-se ao escritório de segurança pública local para obter uma autorização de viagem para estrangeiros. Será preciso preencher o pedido de autorização de viagem para estrangeiros e fornecer um passaporte válido, o visto chinês e a documentação que explique o motivo da visita à área. Uma vez obtida a aprovação, a viagem para a área especificada pode realizar-se com um passaporte adequado e a autorização de viagem para estrangeiros.
- Para se hospedar em um hotel, pensão de família, escola ou qualquer outro estabelecimento chinês, será necessário fornecer um passaporte válido e preencher um formulário de registro para alojamento temporário. Caso você pretenda ficar com parentes, uma família chinesa ou em qualquer estabelecimento estrangeiro, será necessário registrar-se no escritório de segurança pública local até setenta e duas horas após a chegada. Caso esteja em uma área rural, será necessário registrar-se na estação de polícia local ou no escritório administrativo residencial até setenta e duas horas após a chegada.
- Só é possível transitar pelo território chinês durante o período válido do visto. Caso você pretenda estender sua estadia além da data de vencimento do visto, será necessário solicitar ao escritório de segurança pública local. Depois que a sua viagem na China for concluída, você deverá preencher um documento de saída antes do vencimento do visto e encaminhá-lo a um funcionário de imigração no escritório apropriado de estrangeiros no aeroporto. Quando os documentos estiverem carimbados com a autorização, você poderá deixar a China.
- Se estiver na China com um visto de turista “L”, não poderá ocupar-se com atividades não qualificadas a um turista, como emprego, propaganda religiosa e entrevistas ilegais a jornalistas. Os infratores serão penalizados de acordo com a lei. O governo chinês protege os direitos legais de estrangeiros na China, os estrangeiros devem obedecer às leis chinesas e respeitar os costumes e hábitos chineses, e não fazer nada que comprometa a segurança nacional, os interesses públicos e a ordem social.
- Em caso de perda dos passaportes, informe o fato imediatamente ao escritório de segurança pública local, solicite à Embaixada ou Consulado de seu país de residência um documento de saída com um certificado emitido pelo escritório de segurança pública local e cumpra as formalidades em um departamento de inspeção de entrada e saída. É necessário seguir estas etapas para sair da China.
- A maior parte das embaixadas estrangeiras encontra-se em Pequim. Há também escritórios em outras grandes cidades chinesas como Shanghai, Chonging, Guangzhou e Hong Kong.