Espaço pessoal e privacidade
Habituados a compartilhar uma cultura da aglomeração e acostumados a viver juntos em locais apertados, a zona de conforto chinesa de espaço pessoal é muito mais apertada do que a dos ocidentais.
Da mesma forma não há quase nenhum conceito de privacidade, especialmente a privacidade entre pessoas do mesmo sexo. Em alguns banheiros públicos mais antigos, as partições são tão baixas que você é capaz de ter uma conversa amigável com o seu vizinho enquanto estiverem agachados. Algumas mulheres em banheiros públicos utilizavam seus guarda chuvas no banheiro para que tivessem maior privacidade.
No entanto, os chineses não são confortáveis com contatos físicos, então devemos nos abster de dar tapinhas nas costas. A exceção é verificada com amigos muito próximos do mesmo sexo: você poderá ver as mulheres andando de braços ou mãos dadas ou um cara com o braço envolto de seu amigo.
Reuniões e Saudações
Nos últimos anos devido a uma maior abertura à abundante exposição dos Ocidentes, a maioria dos chineses estará pronta para um aperto de mãos com um laowai. Eles podem ser até proativos e oferecerem primeiro. Contudo é melhor evitar abraços, especialmente com pessoas de outro gênero.
Além disso, quando você está sendo apresentado a alguém, levante-se e permaneça em pé por mais um tempo se estiver sentado. Na China o respeito aos mais velhos importa: para demonstrar respeito, aborde os mais velhos primeiro quando for se apresentar, cumprimentar ou se despedir.
Se você não sabe como se referir a alguma pessoa, apenas pergunte. Entre os chineses, eles são bastante formais e normalmente são chamados pelos seus sobrenomes, a não ser que se trate de amigos íntimos. Sobrenomes chineses geralmente são compostos de apenas uma sílaba e vêm antes do nome.
Por exemplo, a maioria das pessoas não compreende que o sobrenome de Yao Ming é “Yao”, então ele seria tratado como Sr. Yao. Apesar do predomínio desta regra, por outro lado, as novas gerações têm adotado um nome em inglês para tornar as coisas mais fáceis.
Deixe seu comentário |