Não ofenda ou se sinta ofendido
Não se surpreenda se as conversas de repente atingem assuntos que você considera muito pessoais. Por exemplo, os ocidentais são muitas vezes surpreendidos ou ofendidos com comentários sobre a sua aparência física (como o seu peso ou o tamanho de seu nariz). Da mesma forma que de repente você for perguntado com quanto dinheiro você tem. Ou por que você não é casado (ou não tem filhos). Na China estas perguntas não são consideradas rudes. Não se sinta ofendido.
Da sua parte, evite fazer qualquer crítica em relação a China principalmente sobre o governo. Os chineses são muito suscetíveis quando estrangeiros (especialmente os ocidentais) fazem comentários comparando a China com seus próprios países. É quase como se existisse um rancor coletivo sobre o seu passado ou sua história recente (sendo completamente explorada por potências estrangeiras ou retratada na mídia de uma forma um pouco lisonjeira).
O mesmo se aplica quanto a piadas ainda que inocentes relacionadas à China. Se eles se ofendem, isto ocorre de uma forma muito sutil, não espere calorosas discussões ou refutações. Em vez disso você poderá se deparar com um silêncio profundo por parte deles (até você recuar ou começar a criticar o seu próprio pais).
Ser convidado para sair
Você poderá ter a oportunidade para fazer novos amigos chineses e encontrar-se convidado para uma refeição (geralmente em um restaurante ao contrário da casa de alguém).
Na China contas de restaurantes nunca são divididas. A pessoa que convida irá pedir todos os pratos – que são compartilhados por todos na mesa – e será responsável pelo pagamento de toda a conta. Não há problema em se fazer um esforço simbólico para pagar a conta, mas você irá constrangê-los se realmente contribuir com alguma parte do pagamento. Provavelmente você nem irá perceber quando eles escapulirem no final da refeição para pagar a conta.
Obviamente se você for convidado para a casa de alguém tire os sapatos. Eles vão lhe dar um par de chinelos (que provavelmente serão 03 números menores que os seus pezões de Laowai).
Deixe seu comentário |