O culto da faceDe todas as idiossincrasias da cultura chinesa o “culto da face” é talvez o mais difícil de ser compreendido completamente pelos ocidentais. Ao mesmo tempo em que “manter a face” constitui-se numa força motivacional extremamente intensa na China, também é um dos conceitos mais importantes na compreensão da mente chinesa.

Um rápido exemplo para ilustrar: existe um famoso concurso de música popular chinesa nos moldes do “American Idol”, chamado “Super Girl Context”. Quase metade das meninas pode cantar músicas em inglês e a competição é tão intensa como nos EUA ou na Inglaterra. No entanto, as formas de ganhar e perder nos esclarece muito sobre o conceito de culto da face.

Os ocidentais estranhariam a quantidade desproporcional de tempo que o show gasta com consolações mútuas entre os cantores e os juízes. Na verdade, para proteger o candidato contra a vergonha de ser eliminado, o show passa mais tempo focando os perdedores em detrimento dos vencedores.

Em mesmo que eles tenham sua versão durona do Simon Cowell, um juiz chamado Wu Qixian, ainda assim você não o encontrará brigando com resto do jurado como Simon. Em vez disto, é muito mais uma festa amorosa do que um American Idol, com todos se esforçando ao máximo para ajudar a proteger a face.

Ao contrário da mentalidade “ganha e perde” de soma zero do Ocidente, os shows de reality chineses os competidores compartilham todo o prêmio. Por exemplo, o “Win in China” (a versão chinesa de “O Aprendiz”), o vencedor recebe 10 milhões de RMB, o segundo lugar recebe 7 milhões e os outros três “perdedores” recebem 5 milhões cada. Como você pode imaginar não há nenhum Donald Trump gritando o slogan “Você está demitido!”

Provérbios chineses sobre a face

Ilustrando a obsessão com a manutenção da face existem dezenas de provérbios chineses ligados à face, tais como:

“Os homens não podem viver sem a face, assim como as árvores não podem viver sem a casca.”

“O infortúnio de uma família nunca deve ser exibido publicamente.”

Um insulto tradicional é dizer para alguém que ela “não tem a face ou rosto”. Da mesma forma, uma das piores coisas para um chinês é perder a face (passar vergonha, ser insultado, humilhado, se sentir constrangido, etc.)