Os “insensíveis” chineses
Este respeito pela autoridade e hierarquia ajuda a explicar porque os ocidentais a muito se queixam que os chineses são insensíveis (ou pior, desonestos). Em contraste com as culturas ocidentais que incentivam e encorajam a expressão individual – a cultura chinesa incentiva o disfarce do rosto, a expressão dissimulada.
Levando-se em consideração que nas sociedades confucionistas o indivíduo deve agir conforme os papéis de sua posição social, o que você pensa ou como você se sente é irrelevante perante seu superior. Na busca pela harmonia social, a atitude mais prudente era agir com obediência e reverência aos superiores, pois do contrário além de ser considerada uma forma desrespeitosa corria-se o risco de sofrer penalidades ou sanções. Imagine um cidadão comum dizendo a coisa errada a um alto funcionário do governo ou ao Imperador?
Hoje esta tendência cultural de manter um rosto público mais neutro e indiferente ainda se mantém. Especialmente nas relações de trabalho ao lidar com aqueles que possuem autoridade (incluindo os clientes). Então quando estiver lidando com seu guia turístico ou o gerente de seu hotel, não assuma que estão sendo evasivos ou indiferentes a qualquer problema que por ventura surgir.
Deixe seu comentário |