Golpista em AçãoExcursões Muito Baratas.

Onde: Vários lugares (mas especialmente na Grande Muralha da China).

O Golpe: Você acaba se seduzindo por excursões extremamente baratas (“O que eu tenho a perder?” – você se pergunta). Você acabará amontoado em algum ônibus sujo, preso e fora de controle. O que você não sabe é que eles fazem dinheiro nas comissões das várias lojas ao longo do caminho (dissimulado de “pontos turísticos”). Sem maneira de retornar a Pequim, você terá que suportar uma série de paradas numa infindável maratona cheia de armadilhas para turistas (tudo desde produtos da medicina tradicional chinesa até performances de deficientes que cobram ingressos).

Dicas: Não entre em qualquer excursão impulsivamente e seja cauteloso com excursões baratas perto de locais turísticos (tais como a Cidade Proibida). Planeje seus passeios com antecedência. Uma forma segura é utilizar os serviços de excursões oferecidas pelo seu hotel uma vez que eles têm menos interesse em cobrar preços abusivos de você. Antes de se inscrever faça perguntas detalhadas. Certifique-se de que eles são licenciados e que o guia turístico está devidamente identificado e possui um plano de recepção formal das agências de viagem.

 

Beijing Tour HutongMotoristas de Triciclos: comumente encontrado em áreas turísticas de Pequim. Eles adoram levar os estrangeiros para “um passeio”. Com certeza a maioria deles são honestos, mas existem relatos de motoristas que concordam com um preço de Y30 e depois do passeio reclamam de um “mal entendido” e cobram um preço maior, por exemplo, Y300. Ou podem alegar que Y30 seria por pessoa e não o preço total. Este homem aparentemente bom e educado pode começar uma grande discussão com você a fim de intimidá-lo a pagar. Então basta ter cuidado e combinar um preço por escrito. Caso ainda ocorra algum “mal entendido” não discuta, deixe o dinheiro no banco e saia tranquilamente.

 

Clínicas de medicina tradicional chinesa: existem várias delas e existem também várias falsas clínicas. Geralmente lhe oferecem um diagnóstico e cobram caro por algumas ervas totalmente inúteis. Como regra, evite qualquer uma destas clínicas que fazem parte de grupos de turistas (eles pagam para obterem um fluxo constante de turistas) ou recomendadas por alguém que você não conheça (incluindo os guias turísticos que podem estar recebendo uma comissão por fora). Deixe estes tratamentos para fazer no seu país ou peça recomendação para pessoas confiáveis.

 

Falsos MongesFalsos Monges: constantemente pessoas são abordadas por monges pedindo doações, principalmente em Hong Kong. Alguns até produzem alguns tipos de livros de doações, supostamente demonstrando o dinheiro que receberam de pessoas de diferentes países. Não há como saber com certeza se são vigaristas ou não. Por outro lado, templos não enviam monges aleatoriamente para uma jornada solitária pedindo doações nas ruas. Não caia nesta principalmente se falarem inglês.