Praticar Inglês ou Cerimônia do Chá
Onde: Um golpe principalmente legal muito popular e muito antigo na China. Especialmente popular em áreas “amigáveis” para turistas de Pequim (como o distrito comercial de Wangfujing e lugares de vida noturna tais como Houhai Lake) em Xangai (Avenida Nanjing e zonas comerciais adjacentes do Parque do Povo). Viajantes masculinos sozinhos são as grandes vítimas.
O Golpe: Embora existam variações os golpes basicamente ocorrem destas maneiras:
- Uma pessoa chinesa, muitas vezes uma menina aparentemente inocente, se aproxima de você. Depois de ganhar sua confiança com alguns bate-papos inocentes, ela sugere ir a algum lugar para praticar inglês ou karaokê. Pode ser um jovem casal com aparência inofensiva ou duas moças que lhe pediram para você tirar uma foto delas no parque e acontece no momento em que estão a caminho para uma cerimônia de chá. Gostaria de participar?
- Extremamente satisfeito em ter uma reunião com chineses locais (sim eles conhecem o Laowai[1] muito bem) você entusiasmado aceita sem maiores preocupações. Afinal qual o problema em suma simples xícara de chá? Você as segue para algum lugar e após algumas rodadas você é presenteado com uma conta astronômica (geralmente centenas de dólares). Neste momento seus novos amigos já devem ter desaparecido após usar o banheiro (recolhendo suas pesadas comissões da bolada que vão receber de você na saída). Você começa a tentar a explicar a situação e quando se der conta de que caiu no golpe haverá alguns capangas para evitar que você saia sem pagar a “conta”.
Dicas para evitar cair nestes golpes:
- Sempre esteja muito atento quando qualquer pessoa iniciar um contato com você, não importa o quão inocente eles possam parecer ou agir (ser principalmente cauteloso em áreas turísticas). Use o bom senso e siga sua intuição. Em geral os chineses são relutantes em abordar um estranho, especialmente estrangeiros. Se eles se mostrarem muito confortáveis com certeza eles praticaram este tipo de abordagem anteriormente. E não subestime suas habilidades de atuação. Os golpistas mais espertos são extremamente pacientes até conseguir sua confiança para aplicar o golpe. No entanto aceite esta dica com cautela, pois não queremos que você fique paranóico. Muitas pessoas que você vai encontrar não passam de curiosos em contato com um Laowai ou estão realmente apenas interessados em praticar seu inglês.
- Nunca aceite ser levado para algum lugar que escolham. Em muitos casos uma vez que você aceitou já era. Seu sexto-sentido deve estar apurado para qualquer lugar que o convidem. Para testar suas intenções sugira um lugar alternativo. Caso eles sejam insistentes para levá-lo em algum lugar específico, com certeza pode se tratar de um golpe. Não se preocupe em ser rude. Sorria, diga até logo e continue andando.
Em geral estando na China ou qualquer outro lugar nunca aceite qualquer serviço sem saber exatamente o preço. Servir chá é um golpe fácil para os vigaristas, pois podem alegar que lhe serviram um chá super raro e caro. Sempre peça o cardápio com os preços. Nestes lugares (onde foi atraído para negócios escusos) podem até alegar vários pratos e bebidas que você nem pediu. Mais uma vez sua palavra contra a deles. Outro truque: caso seu novo suposto amigo se ofereça para dividir a conta de um restaurante ridiculamente caro, você já caiu no golpe. Eles estão de conluio com o proprietário a fim de que você pague sua parte bastante cara.
[1] Laowai – termo chinês para estrangeiro.
Há 3 meses, um casal amigo foi visitar a China e foi vítima desse golpe.
Fiquei sabendo essa semana, pois me contaram e que tiveram que deixar uma grana. Igualzinho o que foi descrito.
Li na Folha uma crônica do Mario Prata, em que ele conta que o filho dele
tb foi vítima desse golpe na China e que não adianta chamar a polícia, pois ela dá cobertura pra eles e tb recebe sua parte.O turista fica desesperado; pedir socorro pra quem?
Estive em Shanghai, em uma noite na Avenida Nanjing varias pessoas oferecendo de tudo, reløgios, ipad, massagem etc, infelizmente nåo tive a precauçåo de me informar sobre os golpes efetuados na China.
Pois bem, aceitei ir conhecer a tal famosa massagem asiatica com belas mulheres…… um chines bem vestido, falando ingles perfeito e com um papo muito bom, me levou para um prédio ao lado do hotel Sofitel.
Chegando ao andar, fui muito bem recepcionado por uma linda mulher asiåtica, falando um perfeito ingles, algumas mulheres entraram e fui apresentado e lå fui eu..escolhi uma e fui p/ dentro de um quarto…massagem boa no periodo de 1 hr, ai que tudo comecou..na saida efetuei o pagamento conforme combinado de 150 Y p/ a massagista no qual me ofereceu um drink de comemoraçåo, logo em seguida entraram 5 chineses do tamanho de uma porta, 2 mts de alturas apresentando um conta de 40.000 Y (US$ 6.500), fiquei assustado com isso, e disse que nao tinha este dinheiro comigo, ai começaram a me revistar e pegaram minha carteira no qual tinha US$ 200 e meu cartao de credito, onde foi passado 15.000 Y e me intimidaram de forma bruta para digitar a senha. Infelizmente o pavor tomou conta e nao tive o que fazer, a nao ser pagar e sair transtornado, pois alem de pagar, colocar a senha, ainda me fizeram assinar uma comanda de consumo. Nao tinha p/ quem pedir socorro, pois os policias nao falavam nada de ingles!!
Deixo aqui registrado para que outros viajantes nao caiam no conto (golpe) da massagem!!
Cai no mesmo golpe.
Duas meninas me abordaram em um shooping na regiao de wangfujing, simpatissimas, bem vestidas, interessadas principalmente em falar ingles.
Fomos em um bar, que apesar de escondido e no centro de pequim era de boa aparencia. Uma delas flertou comigo, dai em vez de tomar soh uma agua como planejava, acabei me envolvendo e quando vi jah tinhamos tomados algumas tacas de vinho. Foram muito espertas, fizeram tudo de maneira gradual, sempre puchando um assunto atras do outro, de desconfiado no comeco acabei pegando intimidade com elas, ateh foto tirei.
Conta: $3000 yuan, ou seja $1000 reais. Ambas disseram nao ter dinheiro, com medo, paguei a conta e sai o mais rápido possível. Infelizmente nao ha prova nenhuma que as incrimine, fui conivente em todos os aspectos, resolvi pagar a conta pois o bar era pequeno e subterraneo, apesar de ser totalmente agradavel e central.
O site explica muito bem, um ocidental eh facilmente reconhecido na china todas as abordagens por desconhecidos devem lhe causar um minimo de desconfianca. E todos os golpes sao feito de forma com que voce nao tenha provas, soh a sua versao.
Tambem fui na regiao denominada Houhai Lake, por sorte nao cai em outro golpe, mas pude ver como que funciona o esquema deles. Voce será abordado por estranhos no calcadao para ir em “Lady Bars”. Voce vai, senta e uma menina senta ao seu lado, desde que voce a pague uma bebiba, geralmente pedem as mais caras, recusei a companhia. Porem, curioso, perguntei sobre a massagem, que como no relato acima me foi oferecida por $150, achei muito barato e estranho, só tomei uma cerverja e fui embora. Mas agora com o relato acima tudo faz sentido. O bar em questao era cheia de garotas, a maioria novas e uns 6 garcons (homens) muito mais que o necessario, talvez agora faca sentido, pois a presenca deles talvez seja para intimidar o cliente.
Divirtam-se, o pais ainda eh maravilhoso, mas cuidado pois dessa vez nos é que somos os gringos !!!
Cai nessa porcaria hj em Pequim, sorte que tinha sacado todo o dinheiro e tinha deixado no hotel, tinha comida só uns 200 RMB, ai ela pagou e disse que depois eu pagava ela, mas eu ja tava desconfiado, depois fiquei sabendo do golpe.
Hoje em Pequim tentaram aplicar esse golpe em mim, mas já havia lido de relance algo sobre esses golpes, e realmente achei muito estranho duas chinesas falando perfeitamente o inglês, coisa rara aqui, pq até no hotel o inglês deles é fraco, e fazendo muita pergunta, me elogiando e no final me convidaram a entrar numa casas dessas de chá. Não quis entrar e vi na cara delas a frustração evidente! Sai andando, bem rápido…
O certo é isso mesmo, desconfiar e seguir a sua intuição.
Hoje, em Shanghai, um casal de jovens, na faixa dos 20 anos, tentou aplicar o golpe do chá em mim, perto do museu de Shanghai, que é perto da Nanjing Road. Essa região é muito usada por eles, porque é cheia de turistas ocidentais.
Moradora do Rio de Janeiro, acostumada a uma violência mais explícita, não desconfiei quando eles chegaram pedindo para tirar uma foto deles. Depois ele perguntou de onde eu era, e quando eu falei Brasil, ele disse… – Ah… Vc fala português.
Desconfiada… Já achei estranho ele saber disso. Logo pensei… Esse cara é 171.
Depois veio com o papo do chá.
Eu disse q não bebia chá, e ele continuou insistindo. A garota ficava muda.
Sai fora….
CUIDADO!
Os chineses são muito fechados… Se alguém super simpático e extrovertido chegar falando um bom inglês, É GOLPE!