Cerimônia do CháOnde: Um golpe principalmente legal muito popular e muito antigo na China. Especialmente popular em áreas “amigáveis” para turistas de Pequim (como o distrito comercial de Wangfujing e lugares de vida noturna tais como Houhai Lake) em Xangai (Avenida Nanjing e zonas comerciais adjacentes do Parque do Povo). Viajantes masculinos sozinhos são as grandes vítimas.

O Golpe: Embora existam variações os golpes basicamente ocorrem destas maneiras:

  • Uma pessoa chinesa, muitas vezes uma menina aparentemente inocente, se aproxima de você. Depois de ganhar sua confiança com alguns bate-papos inocentes, ela sugere ir a algum lugar para praticar inglês ou karaokê. Pode ser um jovem casal com aparência inofensiva ou duas moças que lhe pediram para você tirar uma foto delas no parque e acontece no momento em que estão a caminho para uma cerimônia de chá. Gostaria de participar?
  • Extremamente satisfeito em ter uma reunião com chineses locais (sim eles conhecem o Laowai[1] muito bem) você entusiasmado aceita sem maiores preocupações. Afinal qual o problema em suma simples xícara de chá? Você as segue para algum lugar e após algumas rodadas você é presenteado com uma conta astronômica (geralmente centenas de dólares). Neste momento seus novos amigos já devem ter desaparecido após usar o banheiro (recolhendo suas pesadas comissões da bolada que vão receber de você na saída). Você começa a tentar a explicar a situação e quando se der conta de que caiu no golpe haverá alguns capangas para evitar que você saia sem pagar a “conta”.

Dicas para evitar cair nestes golpes:

  • Sempre esteja muito atento quando qualquer pessoa iniciar um contato com você, não importa o quão inocente eles possam parecer ou agir (ser principalmente cauteloso em áreas turísticas). Use o bom senso e siga sua intuição. Em geral os chineses são relutantes em abordar um estranho, especialmente estrangeiros. Se eles se mostrarem muito confortáveis com certeza eles praticaram este tipo de abordagem anteriormente. E não subestime suas habilidades de atuação. Os golpistas mais espertos são extremamente pacientes até conseguir sua confiança para aplicar o golpe. No entanto aceite esta dica com cautela, pois não queremos que você fique paranóico. Muitas pessoas que você vai encontrar não passam de curiosos em contato com um Laowai ou estão realmente apenas interessados em praticar seu inglês.
  • Nunca aceite ser levado para algum lugar que escolham. Em muitos casos uma vez que você aceitou já era. Seu sexto-sentido deve estar apurado para qualquer lugar que o convidem. Para testar suas intenções sugira um lugar alternativo. Caso eles sejam insistentes para levá-lo em algum lugar específico, com certeza pode se tratar de um golpe. Não se preocupe em ser rude. Sorria, diga até logo e continue andando.

Em geral estando na China ou qualquer outro lugar nunca aceite qualquer serviço sem saber exatamente o preço. Servir chá é um golpe fácil para os vigaristas, pois podem alegar que lhe serviram um chá super raro e caro. Sempre peça o cardápio com os preços. Nestes lugares (onde foi atraído para negócios escusos) podem até alegar vários pratos e bebidas que você nem pediu. Mais uma vez sua palavra contra a deles. Outro truque: caso seu novo suposto amigo se ofereça para dividir a conta de um restaurante ridiculamente caro, você já caiu no golpe. Eles estão de conluio com o proprietário a fim de que você pague sua parte bastante cara.


[1] Laowai – termo chinês para estrangeiro.