Presentes e Gorjetas na ChinaEmbora não seja esperado, sempre é uma ótima ideia levar um presente a seu anfitrião. Algumas dicas:

  • Dar e receber presentes com as duas mãos (o mesmo vale para os cartões de visita).
  • Se está recebendo um presente sempre é considerado rude abrir os presentes na frente do doador.
  • Caso tenha tempo para embrulhar os presentes dê preferência para as cores vermelho ou rosa. Evite branco em qualquer hipótese (cor dos funerais).
  • Idéias de bons presentes: cigarros e bebidas importadas, chás ou alimentos (adoram cestas decoradas); brinquedos ou doces para as crianças.
  • Os chineses como quase todas as outras culturas asiáticas possuem muitas superstições profundamente enraizadas. NÃO DAR: relógios, flores cortadas, guarda-chuvas ou instrumentos cortantes. O número “4”(que significa morte) também deve ser extremamente evitado pois também é considerado um número do azar. Por outro lado o “8”é considerado um número da sorte (não foi coincidência as cerimônias das Olimpíadas terem começado em 08 de Agosto de 2008).

Gorjetas

Dar gorjetas não é uma prática corrente na China. Não é esperado que você dê gorjetas a ninguém, incluindo taxistas, garçons/garçonetes ou mensageiros e porteiros de hotéis. Nos restaurantes mais sofisticados de Hong Kong tal como no Brasil (e cada vez mais em Xangai e em Pequim), você encontrará a taxa de serviço de 10%.

Dito isto, na medida que a prática aumenta resulta-se numa maior expectativa de se conseguir uma gorjeta em qualquer serviço turístico oferecido, principalmente dos estrangeiros. Mas não se sinta como se você estivesse obrigado a fazer isto dentro da China, os turistas geralmente não dão nenhuma gorjeta enquanto estão em território chinês.

Da mesma forma em hotéis de luxo, os mensageiros e carregadores de malas sempre aguardam uma boa gorjeta (novamente, não é obrigatório).