Táxis Clandestinos
Onde: Muito comuns no aeroporto de Pequim ou pontos turísticos.
O Golpe: táxis ilegais ou como são denominados na China de (carros pretos) fazem um grande lucro com cobranças abusivas de estrangeiros. O preto não se refere à cor dos carros, mas que eles são ilegais ou estão trabalhando sem licença. E uma vez que estiver dentro do carro você não tem muito que fazer. Muitas vezes eles utilizam um taxímetro falso e manipulado para cobrarem taxas extremamente caras.
Nota: em Pequim em particular, alguns motoristas são relativamente inexperientes e as ruas da cidade são notoriamente confusas. Portanto, tente determinar se eles realmente conhecem o caminho antes de assumir automaticamente que está sendo vítima de um golpe. Além disto, o governo reprimiu pesadamente estes táxis durante a realização dos Jogos Olímpicos em 2008, mas ainda assim pode haver muitos ainda na ilegalidade.
Dicas:
- No aeroporto de Pequim, pegue um táxi aguardando na fila dos táxis oficiais. Evitar qualquer agência de fora ou mesmo os balcões de taxi dentro do aeroporto. Sempre insista no uso do taxímetro.
- Felizmente é muito fácil evitar tais taxistas clandestinos observando a placa. Todas as placas de carros oficiais começam com “京 B”.
- Golpes comuns: Você com outra pessoa ou mais concordam em pegar um táxi com um preço fechado. Na hora de pagar, o taxista reclama que o preço combinado era por pessoa.
- Cuidado com as notas falsas. Tenha sempre o dinheiro trocado antes de entrar nos táxis. Lembre-se: gorjetas não são esperadas mas são bem aceitas.
- Ao invés de aceitar a corrida de um táxi que está estacionando e se aproximou de você, tente sinalizar para outro na rua mesmo que você tenha que andar algumas quadras (especialmente em áreas turísticas como a Cidade Proibida).
Para evitar o superfaturamento das taxas de um táxi regular, procure se informar o quanto normalmente seria uma taxa correta (por exemplo, para os funcionários do hotel). Tente escrever seu destino em chinês juntamente com a estimativa do preço para mostrar ao motorista que você embora seja um turista estrangeiro não é nenhum tolo.
![]() |
Deixe seu comentário |